Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
08 Feb22:40

Serviços de manutenção garantem ocorrências quase nulas no Carnaval

A Secretaria de Manutenção (Seman) colocou oito equipes nos circuitos do Carnaval e nos bairros onde a festa é realizada, num total de 48 homens responsáveis pela limpeza de caixas de drenagem para prevenir alagamentos e garantir a mobilidade dos foliões. Embora dando prioridade ao Carnaval, a Seman vem atuando também fora dos circuitos para evitar transtornos à população. 

Na manhã de hoje (08), o órgão limpou caixas de drenagem na Avenida Sete de Setembro, Orixás Center, Beco da Quebrança e Largo do Canela, resultando em coleta de mais de duas toneladas de expurgo. E fora do circuito foi realizada operação tapa-buraco em frente ao Salvador Shopping e concretagem de passeio em Cajazeiras.

Mesmo sem ocorrência, a Seman vem fazendo a manutenção de toda a rede de drenagem do circuito, três a quatro vezes por dia. Isso porque, explica o secretário Marcílio Bastos, “a rede do Centro Histórico é mais antiga, com dimensão reduzida, ficando mais vulnerável à obstrução”.

Poda de árvores – Ao mesmo tempo, o órgão vem desenvolvendo ações em locais em que é mais difícil atuar no dia a dia, em razão do tráfego intenso, a exemplo do Largo de Nazaré, onde está sendo feita poda de árvores e limpeza de caixa de drenagem. Além da microdrenagem, a pasta está de prontidão também para atender a qualquer solicitação de poda de árvores. Nesse caso, foram podados cinco mil vegetais antes do Carnaval pois a prevenção é o principal fator para garantir um bom resultado, com baixo índice ou quase nenhuma ocorrência, como vem se verificando no carnaval 2016.

Marcílio Bastos diz que uma das ações mais importantes é a substituição de fícus. Isso porque, “embora a Prefeitura nunca tenha plantado essa espécie – como também nunca plantou árvores frutíferas –, ela representa 30% do volume de árvores existentes na cidade". "E esse vegetal é mais susceptível à tombamento, considerando que tem raiz curta e copa densa. E é a espécie mais preferida por administradores de condomínio e população de modo geral, razão pela qual existe em grande quantidade”, frisa.

Esse fato levou a administração municipal a lançar um programa, previsto para começar logo após o Carnaval, de substituição de fícus, com a criação de um aplicativo, inicialmente para profissionais da Prefeitura, estendendo-se futuramente à população. Nesse aplicativo, os técnicos darão resumo de informações sobre a árvores

© 2017, Prefeitura de Salvador.