Sanitários químicos no Carnaval contam com reforço na limpeza

No Carnaval de Salvador deste ano, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) reforça a limpeza dos sanitários químicos. Pela primeira vez na festa, o órgão vai trabalhar com carreta de sucção de resíduos, fazendo com que a quantidade de dejetos sugados dos sanitários seja acondicionada em um tanque maior. Além disso, a limpeza dos ambientes vai contar com um carro de lavagem.

“O primeiro carro faz a sucção dos dejetos. Depois o outro carro lava toda a área interna do sanitário químico e coloca um produto antibactericida. Depois deste processo, o sanitário fica pronto pra ser usado de novo”, explica o presidente da Limpurb, Kaio Moraes.

Os cidadãos que forem curtir a festa vão dispor de 2.613 unidades de sanitários químicos espalhados estrategicamente pelos circuitos da folia. Serão 843 masculinos, 1.635 femininos, 115 infantis e 20 para Portadores de Necessidade Especiais (PNE). Os equipamentos vão estar distribuídos da seguinte maneira: 76 sanitários no Circuito Batatinha (Pelourinho); 1.089 no Circuito Osmar (Centro), 1.061 no Circuito Dodô (Barra/Ondina); 375 distribuídos nos bairros e mais 12 unidades em outros pontos de Salvador.

A Limpurb também detalhou uma estimativa de gastos com produtos e itens que deverão ser utilizados durante a festa. Na lavagem das vias públicas, o consumo deverá ser de 8 mil m³ de água e 24 mil litros de detergente aromatizado, durante sete dias de folia. O consumo de sacos plásticos deve ser de 15 mil unidades. Já o de papel higiênico a previsão é atingir a marca de 7,3 mil fardos.