Sala de Imprensa do Carnaval é aberta pela Prefeitura

Espaço homenageia dois fotógrafos que fazem parte da história do jornalismo da Bahia

A Sala de Imprensa Oficial do Carnaval de Salvador foi aberta oficialmente pelo prefeito ACM Neto na manhã desta sexta-feira (5) com a presença dos homenageados, os fotógrafos Valter Lessa e Anízio Carvalho, ambos com quase 60 anos de dedicação à imprensa baiana e brasileira. Também participaram da cerimônia secretários municipais e demais autoridades, como a vice-prefeita Célia Sacramento e o chefe da Assessoria Geral de Comunicação da Prefeitura (Agecom). Durante a inauguração, ACM Neto aproveitou para agradecer o trabalho dos profissionais que fazem a cobertura da festa.

"Esta festa não teria o mesmo brilho sem a presença desses profissionais. São vocês, fotógrafos, repórteres e cinegrafistas que levam a beleza do Carnaval para o Brasil e para o mundo. Todo o investimento feito para garantir a estrutura da festa, o funcionamento dos serviços públicos e proporcionar um Carnaval melhor a cada ano ganha amplitude à medida em que jornalistas do mundo inteiro repercutem aquilo que está sendo feito em nossa cidade. Portanto, ficamos muito felizes em poder, neste momento, contar com a colaboração desses profissionais que trabalham no Carnaval e poder homenagear quem nos ajuda a realiza esta festa".

O prefeito falou ainda sobre a escolha dos nomes de Valter Lessa e Anízio Carvalho para emprestar seus nomes à Sala de Imprensa. "Foi uma escolha muito feliz. Primeiro porque é muito importante fazer homenagem em vida. É muito bom poder olhar para esses dois homens e poder retribuir tudo o que eles fizeram com essa homenagem. Portanto, muito obrigado a Valter Lessa e Anízio Carvalho pelo trabalho realizado nestes últimos 60 anos, retratando a história de Salvador, da Bahia e, principalmente, do nosso Carnaval, que com certeza é a maior festa popular de rua do planeta", disse

Agradecimento - Bastante emocionado, do alto de seus 85 anos, Anízio Carvalho agradeceu a homenagem prestada. "Não tenho como explicar o que estou sentindo neste momento. Eu, que não sou um homem de escrever com palavra, e sim com imagens, depois de 60 anos de profissão só tenho agradecer, pois isso toca no fundo de meu coração", comentou. Valter Lessa, folião convicto, também agradeceu à Prefeitura. "Fico lisonjeado com o convite da Prefeitura. Para mim foi uma grande surpresa, pois não esperava uma homenagem desse porte. Melhor ainda se ela acontece em meio a uma festa a que eu sempre me dediquei, que é o Carnaval".

De acordo com chefe da Agecom da Prefeitura, Roberto Messias, a homenagem é um reconhecimento do trabalho desses dois profissionais. "Nada mais justo que homenagear dois pioneiros da imagem na imprensa da Bahia. Como bem explicou o prefeito ACM Neto, essa homenagem abrange por associação a todos os profissionais da imagem da Bahia".

Estrutura - A sala funciona novamente sempre das 9h às 22, até a terça-feira de Carnaval. Ela etá localizada na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, próximo às cabines de rádio e ao Camarote Oficial da Prefeitura, e oferece toda a estrutura de trabalho necessária aos profissionais. Com aproximadamente 60 metros quadrados de área, a Sala de Imprensa Oficial do Carnaval é totalmente climatizada e subdividida em redação, espaços para entrega de credenciais, coordenação da Agecom e coletivas. Os profissionais terão à disposição 30 computadores com acesso à internet e programas para edição de texto, áudio e fotografia. Além disso, 10 linhas telefônicas e duas impressoras estarão à disposição da imprensa e dos funcionários da Agecom.