Profissionais de imprensa aprovam organização do Carnaval

Prefeitura disponibiliza toda estrutura necessária para que jornalistas do mundo inteiro façam a cobertura da folia

Quase três mil profissionais de comunicação já passaram pela Sala de Imprensa Oficial do Carnaval e pelas cabines de rádio instaladas pela Prefeitura na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, para a cobertura da maior festa popular do mundo. Segundo o radialista e apresentador Almir Santana, este ano a folia tem sido marcada pela organização. “O Carnaval vem sofrendo muitas alterações e agora a gente pode ver todas essas mudanças. Quando os órgãos públicos estão unidos e cada um está fazendo a sua parte o resultado é esse. ”, destacou.

O radialista relatou que a estrutura montada pela Prefeitura tem sido de fundamental importância para o trabalho de todos os profissionais e que para o próximo ano a única modificação que ele sugere é em relação ao praticável às cabines de rádio. “Acredito que uma área reservada para entrevistas coletivas iria facilitar muito o nosso trabalho aqui pois possibilita que outras rádios e pequenas emissoras também possam ter acesso aos convidados e acaba sendo mais organizado”, destacou.

Durante todos os dias de folia trabalham nas cabines de rádio cerca de 200 profissionais. São 17 emissoras locais e do interior do estado instaladas no local realizando a transmissão da festa, como a Rede Baiana de Rádio (RBR), de Santo Antônio de Jesus, que divulga a folia para oito rádios do interior, atingindo cidades como Amargosa e Jacobina e abrangendo aproximadamente seis municípios.

Estrutura - Este ano, a Assessoria Geral de Comunicação (Agecom) da Prefeitura conta com uma equipe de 60 profissionais atuando na cobertura da festa e pautando veículos de abrangência nacional e internacional. São produzidas diariamente mais de 30 matérias divulgadas para a imprensa local, nacional e internacional, com distribuição ainda de fotografias, vídeos e materiais em áudio. A Agecom mantém atualizada em tempo real a Agência de Notícias da Prefeitura, acessada no endereço www.agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br.

Para a manter o funcionamento de toda a estrutura, cooperam profissionais de vários órgãos, como a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), que disponibiliza toda a parte tecnológica. Além da Cogel, também contribuem prepostos da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e agentes da Guarda Municipal de Salvador (GMS).

De acordo com dados apresentados pelo coordenador do credenciamento da Agecom, Ivaldo Aragão, cerca de 2.700 profissionais de imprensa solicitaram participar da cobertura da festa momesca este ano. Deste total, cerca de 950 profissionais vieram para a cobertura televisiva. “É importante destacarmos que, com uma festa dessa proporção, recebemos profissionais de vários cantos do planeta, como os jornalistas que vieram da Suiça, Inglaterra, México, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos. Esses números representam a consolidação do trabalho que empenhamos na produção dessa grande festa”, frisou. Cerca de 20% dos credenciados são estrangeiros.