Presidente da Saltur explica novidade na abertura do Carnaval de Salvador 2016

Gestor também salientou importância da festa como principal produto turístico de Salvador

Pela primeira vez, Salvador entrega as chaves ao Rei Momo um dia mais cedo e de maneira diferente: na quarta-feira, com entrega das chaves na Praça Municipal e em meio ao cortejo que reuniu entidades diversas desde a Praça Castro Alves até o Terreiro de Jesus, no Centro Histórico. A intenção, segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, foi realizar uma abertura histórica do Carnaval reunindo entidades que representam cada um dos elementos da folia na capital baiana.

“De capoeiristas a baianas, minitrios, grupos percussivos, Caetanave com Carlinhos Brown, enfim, tivemos aqui toda a representatividade do Carnaval, nesse pocket grandioso que tivemos aqui. Estamos muito felizes, pois isso nunca antes foi feito e que dá o tom do que tudo o vai ser esse grande Carnaval de 2016”, afirmou Edington.

Para promover os dez dias de festa, contando com o pré-Carnaval no último fim de semana, a Prefeitura reúne mais de 10 mil colaboradores, em uma verdadeira força-tarefa com a participação de diversos órgãos municipais. “O interessante é que a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) fez uma pesquisa recentemente afirmando que Salvador conseguiu uma posição de destaque no cenário internacional pela capacidade de organização da festa, seja de mobilização de pessoal durante o evento, seja pelo planejamento realizado durante o ano inteiro. É o nosso maior produto turístico”, completou o presidente da Saltur.

Edington também destacou o retorno que Salvador possui com o grande investimento feito pela administração municipal para a festa. “Existe toda uma movimentação econômica fruto da economia criativa, da economia do Carnaval, onde nesse período todas os setores como a hotelaria e o comércio têm ação potencializada. Há também visibilidade, a projeção e a capacidade de promoção da cidade que a festa traz e que dura o ano inteiro”, finalizou.