Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
27 Jan19:25

Prefeitura realiza vistoria conjunta no Circuito Dodô (Barra/Ondina)

Técnicos da Prefeitura realizaram, nesta sexta-feira (27), uma vistoria no Circuito Dodô (Barra/Ondina) para verificar se os camarotes estão atendendo à determinação de não ocupar as áreas públicas e de conservar os equipamentos da cidade. Participaram da ação técnicos das secretarias de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur); Infraestrutura, Obras Públicas (Seinfra); e Manutenção (Seman). É a primeira vez este ano que uma ação conjunta dos órgãos é realizada para evitar danos cometidos por instalações provisórias do Carnaval ao espaço público.

“Hoje está sendo realizado um esforço conjunto da Prefeitura, na intenção de preservar o espaço dos foliões. Verificamos itens como camarotes em cima dos passeios ou algum tipo de obstáculo para, assim, termos uma festa tranquila e as pessoas possam se divertir com segurança. Além disso, há também a preocupação se o patrimônio público, sofreu algum tipo de dano durante a montagem dos equipamentos”, explicou o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.

A Operação pré-Carnaval continua neste sábado (28), quando as equipes retornam aos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro) para prosseguir com a fiscalização das instalações dos camarotes em processo de montagem nos circuitos do Carnaval. O ponto de partida será novamente no bairro de Ondina, na altura do Apart Hotel, às 9h.

Procedimento – Durante as vistorias são verificadas uma série de exigências a serem cumpridas pelas montadoras de camarotes. Por exemplo, as estruturas devem estar dotadas de equipamentos de proteção contra incêndio, ter sistema de aterramento adequado, rota de fuga, sinalizadores, balizadores e extintores.

Em duas ações realizadas na Operação pré-Carnaval, a Sedur expediu 216 notificações a camarotes e a estabelecimentos comerciais e proprietários de marquises. Do total, 95 foram aplicadas no Circuito Dodô e as demais no Circuito Osmar. As medidas protetivas alcançam em dobro o circuito localizado no Centro da cidade, visto que o entorno da localidade é composto por casarões antigos. Os proprietários que residem no perímetro desse circuito são notificados para que, durante o período da festa, evitem superlotar os imóveis e evitem abrigos debaixo de sacadas e marquises.

Licenças - Até agora, nove camarotes já deram entrada no licenciamento das montagens das estruturas. Os interessados em montar os camarotes para o Carnaval 2017 devem solicitar a autorização até o dia 6 de fevereiro à Sedur, ex-Sucom, localizada na Avenida ACM, Empresarial Thomé de Souza. Durante todos os dias da folia, os agentes da Sedur estarão em regime de 24 horas para vistoriar as acomodações.

© 2017, Prefeitura de Salvador.