03 Mar15:15

Prefeitura garante diversão gratuita para criançada no Carnaval

Os pequenos foliões têm lugar cativo no Carnaval de Salvador. Até o final da maior festa de rua do planeta, a criançada poderá pular junto com os pais em bailes, shows, orquestras e blocos infantis apoiados pela Prefeitura. Uma programação voltada especialmente para a gurizada.

Por mais um ano, o Bloco Algodão Doce, puxado pela cantora e dançarina Carla Perez, sairá na pipoca com apoio da Prefeitura. O Trio Pipoca Doce vai arrastar os pequenos na folia com o tema “Fundo do Mar”, e desfilará neste domingo (03) e segunda (04), no Circuito Osmar, Campo Grande, a partir das 11h.

Além da apresentação de Carla Perez, a criançada poderá curtir também muitos personagens infantis e os convidados especiais, dentre eles os palhaços Patati Patatá, e o cantor Xanddy do Harmonia do Samba, padrinho do bloco.

Bailinhos - Por meio da nova gestão da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), a Prefeitura promove a terceira edição do projeto Bailinhos de Lazer, em 11 bairros de Salvador. É uma programação especial para a criançada fora dos circuitos oficiais.

Ao som de uma banda de fanfarra, todos vão poder curtir próximo às suas casas atividades lúdicas, recreativas e esportivas do Ruas de Lazer, como cama elástica, jogos de futebol, vôlei, basquete, totó, dominó e baralho, além de oficina de pintura.

Serão distribuídos kits carnavalesco para animar ainda mais a garotada a entrar no clima da festa, com espuma, confete, serpentina, colar havaiano, máscara, mamãe sacode, apito, tinta para cabelo, bolinha de sabão.

A programação teve início na quinta-feira (28), mas ainda há muitas atividades para os pequenos foliões se divertirem. Neste domingo (3), os moradores do Calabar brincam nos bailinhos. das 9h às 12h. Das 15h às 18h, também hoje, acontece a festa no Itaigara.

Nesta segunda-feira, os bailinhos acontecem em Cajazeiras X, das 15h às 18h. E na terça-feira (5) recebem os bailinhos o bairro de São Caetano, das 9h às 12h, e Ribeira, das 15h às 18h.

Boemia de lado - Conhecido por ser o reduto da boemia soteropolitana à noite, o bairro do Rio Vermelho está dedicado a uma programação infantil desde a sexta-feira (1) de Carnaval. Neste domingo (03), último dia da programação, a expectativa dos pequenos foliões é grande. A cantora e dançarina Lore Improta comandará o Show da Lore, com o seu sucesso "Aula de Dancinha".

Já as orquestras tocam no bairro a partir das 17h, também no Largo da Mariquita. Neste domingo (03) é dia de Orquestra Paulo Primo, Orquestra Fred Dantas e Orquestra Zeca Freitas.

Festa no abrigo - Os filhos de ambulantes que trabalham durante o Carnaval também estão se divertindo na folia de Salvador. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), montou uma programação especial para os pequenos nas unidades de acolhimento.

São quatro casas disponibilizadas para essas crianças: CMEI Eduardo José dos Santos, em Amaralina e Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Nazaré, recebem crianças de 7 a 17 anos. E a Escola Municipal Casa da Amizade, no Jardim Apipema, e Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, recebem 0 a 6 anos.

Por lá, já tá confirmado que terá dança, cotação de histórias, futsal, handbol, banho de mangueira e baile de Carnaval. A Banda da Guarda Municipal promoverá os bailinho da folia nas unidades. Também serão promovidos jogos para as crianças e jovens, como cabra cega, Coelho sai da toca, Caixa de Surpresa, Pega-pega, entre outras atividades.

Nas casas, os abrigados têm direito a lanche, almoço, atividades, banho, jantar, leitura. O objetivo é que essas crianças e jovens tenham uma rotina diária tradicional de suas casas.