Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
28 Jan19:34

Prefeitura divulga operação especial para pré-Carnaval na Barra

Neste primeiro momento, ainda não serão cobrados os adesivos enviados aos moradores da área, que poderão acessar as residências mediante comprovação de endereço

O pré-Carnaval que animará o sábado (30) e domingo (31) no circuito Orlando Tapajós, que vai do Centro Espanhol até o Farol da Barra, na Avenida Oceânica, vai contar com esquema especial de operação da Prefeitura. Neste primeiro momento, ainda não serão cobrados os adesivos enviados aos moradores da área, que poderão acessar as residências mediante comprovação de endereço.

Nos dois dias, das 14h às 23h, será proibido estacionar na Av. Oceânica, entre a Av. Adhemar de Barros e o Farol da Barra, na Av. Centenário, na Rua Afonso Celso e na Rua Cezar Zama, da Rua Barão de Itapuã até a Alameda Antunes. Nas vias transversais à Av. Oceânica, entre 14h e 23h, estará proibido estacionar e trafegar de carro no trecho entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira.

A proibição também se aplicará ao trecho da Avenida Oceânica entre o Cristo e a Av. Adhemar de Barros, de 8h às 23h. Na Av. Sete de Setembro, entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol, e na Av. Oceânica, entre o Largo do Farol e o Cristo, a proibição será de 14h às 23h. Terão sentido duplo de tráfego, entre 14h e 23h, a Av. Sete de Setembro, entre a Rua Afonso Celso e a Rua Barão de Itapuã, a Rua Cezar Zama, a partir da interseção com a Rua Barão de Itapuã até a Rua Praguer Fróes, e a Rua Barão de Itapuã.

Somente moradores da área poderão circular, no sentido Centro a Ondina, no Porto da Barra, Avenida Princesa Izabel, Rua  Praguer Fróes, Rua César Zama, Rua Professor Lemos de Brito (Morro do Gavazza), Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier, Av. Centenário, Rua Sabino Silva, Rua Prof. Oswaldo Ribeiro (via marginal à Av. Oceânica), Av. Adhemar de Barros. Somente moradores terão acesso a trafegar, no sentido oposto, nas vias Oceânica, Adhemar de Barros, chegando à Av. Anita Garibaldi. Os demais veículos, quando provenientes da Ladeira da Barra, deverão retornar no Porto da Barra. Já no sentido Ondina – Centro, deverão seguir da Av. Oceânica pela Av. Adhemar de Barros até a Av. Anita Garibaldi.

Serão estacionamento Zona Azul, de 12h à meia-noite, com cobrança de tarifa única de R$20, as vias Martagão Gesteira, Rua Sabino Silva, no entorno do canteiro central, em ambos sentidos da via, e a Rua Juiz Rosalvo Torres.

Saúde - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará de prontidão para atender os foliões nos dois dias de festa no final de semana que precede o Carnaval. No sábado (30), quem necessitar de atendimento médico contará com uma ambulância de suporte básico do Samu, além da UPA Barris, que estará funcionando normalmente.

No domingo (31), durante o Furdunço, o folião contará com o módulo Farol da Barra, estrutura montada para atender as ocorrências na Rua Professor Lemos Brito. A estrutura, que funcionará das 12h do domingo à meia-noite de segunda-feira (1º), contará com uma equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, dois assistentes, três técnicos em enfermagem, além de uma ambulância básica do Samu, bem como a UPA Barris. 

Limpeza, ordenamento e segurança – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) afirmou que não será necessário o cadastramento de ambulantes para a festa que antecede a folia de Momo. As equipes de fiscalização vão trabalhar no ordenamento, coibindo irregularidades como a venda de garrafas de vidro, espetos em geral e carros-de-mão obstruindo a passagem dos pedestres.

Já a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) vai atuar com guardas municipais no ordenamento dos ambulantes junto aos fiscais da Semop, além de auxiliar a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Transalvador no esquema de trânsito e transporte. A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), por sua vez, atuará com equipes na área executando serviços de varrição, coleta e lavagem.

© 2017, Prefeitura de Salvador.