Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
06 Feb18:22

Postos de observação da Defesa Civil estão espalhados nos circuitos

Engenheiros fazem vistorias preventivas e equipes estão prontas para qualquer emergência

Diariamente, antes do início da folia momesca, engenheiros da Defesa Civil de Salvador (Codesal), fazem uma varredura nos três circuitos da festa afim de verificar situações que possam interferir na proteção civil do folião. Essas análises fazem parte das ações preventivas do órgão, que é responsável pela operacionalização das ações junto ao Sistema Municipal de Proteção e defesa Civil (Smpdc), inclusive em casos emergenciais.

Os engenheiros têm como base os dez postos de observação instalados em pontos estratégicos, a exemplo do Farol da Barra, Barra Center, Morro do Ypiranga, Sabino Silva, Ondina, além das praças do Campo Grande, Piedade, Castro Alves e Sé e Casa d’Itália. Desses pontos a Defesa Civil pode ser acionados a qualquer hora do dia ou da noite, já que o trabalho acontece 24 horas.

As ocorrências registradas com mais frequência nestes três dias de folia são trios com derramamento de óleo, quebrados, superlotados ou sem as cordas de proteção, além de placas de sinalização com risco de queda. Em cada situação observada, o engenheiro entra em contato com o órgão competente ou com os produtores do trio ou bloco para que a intercorrência seja corrigida com celeridade. O telefone da Codesal é o 199. 

© 2017, Prefeitura de Salvador.