Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial

Carnaval da Pipoca

O Carnaval de Salvador terá mais de 300 apresentações gratuitas e 700 horas de música para animar o folião. Do total, 100 artistas se apresentarão em 13 palcos distribuídos por dez bairros e três ilhas da capital, além dos sete circuitos oficiais da festa: Dodô (Barra), Osmar (Centro), Batatinha (Pelourinho), Riachão (Garcia), Sérgio Bezerra (Barra), Orlando Tapajós (Ondina) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina). A folia tem início uma semana antes do habitual, com o pré-Carnaval Furdunço e Fuzuê que, juntos, levam 55 grupos de sopro e percussão para a folia, nos dias 18 e 19 de fevereiro.

Para assegurar que a festa seja democrática e aberta para todos os públicos, a Prefeitura garante trios independentes e outras atrações sem corda. Além disso, toda a estrutura privada da festa será devidamente fiscalizada pelos órgãos municipais, que atuarão na limpeza, segurança, trânsito, saúde, manutenção e ordenamento do comércio informal.

Oficialmente, a folia soteropolitana terá início no dia 22 de fevereiro, com um baile realizado na Praça Municipal. A diversão remonta aos antigos Carnavais, por meio de um cortejo saindo do Terreiro de Jesus e composto por dez atrações: Olodum, Didá, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Muzenza, Os Mutantes, Saku Xeio e Pai Burokô. Na Praça Municipal, uma orquestra formada por 40 músicos comandada pelos maestros Sérgio Benutti, Fred Dantas, Paulo Primo e Zeca Freitas animará o público.

A abertura da festa também contará com uma homenagem ao artista plástico Mestre Didi (Deoscóredes Maximiliano dos Santos), que completaria 100 anos em 2017. Para encerrar a noite, o cantor Bell Marques se apresentará logo após a entrega das chaves ao Rei Momo. Antes, a partir das 16h, vinte e oito bandas de sopro e percussão estarão no Circuito Sérgio Bezerra – entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo. No repertório, marchinhas e sucessos da história do Carnaval em versão instrumental.

Além dos blocos de trio, outra marca tradicional da folia baiana é a quantidade de atrações sem corda para o folião pipoca – aquele que vai à festa sem camisas ou rótulos de agremiações, e se diverte na mesma proporção. Dentre os nomes para curtir gratuitamente no Carnaval 2017 estão Moraes Moreira, BaianaSystem, Daniela Mercury, Paroano Sai Milhó, Grupo Zambiapunga, Quabales, Léo Santanna, Silvia Patricia e Tuk Tuk Sonoro, Alex da Costa e Coreto Elétrico, Alexandre Leão, Band’Aiyê e Orquestra de Frevos e Dobrados, dentre outros espalhados por todos os circuitos da folia.

 

Palcos – Criado na tentativa de aumentar as opções de diversão para a população, o Carnaval nos Bairros terá mais de 100 atrações e ocorre em Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Pau da Lima, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma e nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades. Além disso, a festa contará também com espaços temáticos, como o Palco do Rock, que passará a ser realizado na Praça Wilson Lins, na Pituba. Já o Terreiro de Jesus, no Pelourinho, sediará o Palco Multicultural, com bandas de hip hop, reggae, arrocha, entre outros ritmos. Raiz do Carnaval, o samba não poderia faltar à festa e terá seu território montado na Praça da Cruz Caída, na Praça da Sé.

A folia em Salvador garante espaço para todos os públicos. Por conta disso, está mantida para a festa de 2017 a Vila Infantil, no Campo Grande. Marcam presença também as vilas gastronômicas no Farol e na Rua Airosa Galvão, ambas na Barra, e na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Ondina. Está garantido ainda o Beco das Cores, situado na esquina da Rua Dias D’Ávila com a Avenida Oceânica, na Barra. O local contará com sonorização comandada por DJs nos intervalos da passagem dos blocos.

Confira nas próximas páginas deste guia tudo mais que você precisa saber sobre o maior Carnaval do planeta. E, durante a festa, divirta-se muito porque o Carnaval de Salvador é, simplesmente, único e inesquecível!

© 2017, Prefeitura de Salvador.