Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
09 Feb17:16

Mais de sete milhões já utilizaram o sistema de transporte no Carnaval

Com objetivo de garantir que o acesso aos circuitos e a volta para casa dos foliões seja com segurança e tranquilidade, a Prefeitura montou em 2016 o maior sistema de mobilidade da história do Carnaval. Ao todo, aproximadamente três mil ônibus, 7200 táxis e 69 veículos do Expresso Carnaval já transportaram mais de sete milhões de pessoas até o início da manhã desta terça-feira (09), o que demonstra também que a festa este ano é um sucesso absoluto de público. Os números foram apresentados pelo secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, durante coletiva de balanço realizada hoje na Sala de Imprensa Oficial do Carnaval, no Campo Grande. O número representa um aumento de 10% na quantidade passageiros transportados para a festa em relação a 2015. 

Para o secretário, o aumento de 30% da frota e as ações implementadas para garantir a mobilidade em todos os circuitos permitiram que, mesmo com um número maior de foliões na rua, o acesso à festa fosse mais rápido e tranquila que em anos anteriores. “Criamos pontos de estoques de ônibus, temos linhas 24 horas saindo de diversos locais da cidade, criamos 15 áreas de táxis e ampliamos a frota. Montamos o maior sistema de mobilidade de toda a história para que os foliões utilizem o transporte público com toda comodidade e segurança e os números mostram que as ações refletiram positivamente”, comemorou Mota.  

Dentre todos as ações implementadas pela Prefeitura para garantir mobilidade e conforto no Carnaval 2016, o grande destaque deste ano tem sido o Expresso Carnaval, ônibus que levam os foliões direto para os circuitos da festa. Mais de 50 mil pessoas já utilizaram o transporte até a manhã desta terça-feira (09) e a expectativa é que o número de usuários chegue a 60 mil até o final da festa. Os veículos, administrados pela Secretaria de Mobilidade (Semob) saem a cada 15 minutos dos shoppings Salvador e Salvador Norte e da Arena Fonte Nova. 

Usufruindo de toda comodidade e segurança, os usuários podem deixar seus carros estacionados nos centros comerciais e terão incluído no serviço o valor do estacionamento no shopping. “As pessoas não só estão deixando seus carros nos estacionamentos remotos, como como estão indo de táxis e pegando o Expresso para vir para o circuito. Com certeza o sistema é a grande vedete deste Carnaval”, disse o secretário. 

Táxis - Outro ponto de destaque do Carnaval 2016 tem sido o crescimento de mais 100% no número de usuários de táxis. Este ano, 250 mil pessoas já utilizaram esse tipo de transporte. Em 2015 foram realizadas 112 mil corridas.

“Esse aumento de mais de 100% se deve a implantação dos 15 pontos de táxis que montamos ao redor de todos os circuitos, com fiscalização e monitoramento 24 horas e também pelas ações de mobilidade, que permitiu que as viagens fossem feitas mais rápidas e, consequentemente, que fossem feitas mais viagens. A prova de que o atendimento está melhor é a queda de 50% no número de queixas”, ressaltou.

© 2017, Prefeitura de Salvador.