Furdunço atrai famílias e manifestações culturais para folia

Pelo terceiro ano consecutivo, o Furdunço anima foliões trazendo diversidade de ritmos e estilos, tendo como mote o clima dos antigos carnavais. Nesta sexta-feira (5), o movimento criado pela Prefeitura traz de volta, desta vez no Circuito Osmar (Centro), 32 atrações e, para os artistas que participam da folia, é uma grande oportunidade de democratizar a festa e trazer de volta as famílias à rua.

O instrumentista Fred Menendez, que participa desde a primeira edição com o Rixô Elétrico, diz esperar que o Furdunço permaneça por muitos e muitos anos. "É algo que dá oportunidade a artistas mostrarem de uma forma bem simples e diferente essa questão da musicalidade particular de cada um, além de resgatar os carnavais antigos e voltar à origem de trazer a família para dentro do Carnaval".

A opinião foi compartilhada pela produtora Fernanda Mello, do Quabales. "Só tenho a parabenizar a Prefeitura por essa iniciativa de atrair novamente as famílias para as ruas, no mesmo estilo do Quabales, que atende crianças desde os três anos de idade até pais que participam de nossas oficinas. Além disso, trouxe a possibilidade de que grupos de outros bairros pudessem mostrar o próprio trabalho".

Há três décadas acompanhando a festa em Salvador, o paulista Reginaldo Cunha, 55 anos, achou o Furdunço muito apropriado para este momento na cidade. "O Carnaval daqui evoluiu bastante, estava muito engessado e agora vejo que está mais arejado, aberto a pessoas de todas as idades, classes sociais, gostos e movimentos", pontuou.

As atrações começaram a se apresentar às 14h e ainda estarão no circuito BaianaSystem, Alex da Costa e Coreto Elétrico, Virgílio e Alavontê, dentre outros. Confira a programação completa no site www.curtacarnaval.com.br.