Foliões elegem prato preferido na Vila Gastronômica da Barra e Ondina

Sobram opções para quem quiser recompor as energias com todo tipo de delícia

As Vilas Gastronômicas do Carnaval de Salvador, com os food trucks que oferecem vários tipos de iguarias, fazem sucesso entre os foliões do Circuito Dodo (Barra-Ondina). Na Barra, cinco deles estão a postos na Rua Airosa Galvão, ao lado do Farol da Barra, e em Ondina são sete, na rua Nossa Senhora de Fátima, ao lado do Instituto Social da Bahia (Isba).

O churrasquinho no prato é um dos lanches preferidos. Com preço bem acessível (R$ 10), o petisco agradou Nérica Zaira, 39, que foi curtir com a família o Carnaval na pipoca neste sábado (06). "Achei bacana essa praça de alimentação e a iniciativa dos food trucks. Tem comida de todo o tipo e valor, para agradar a todos", disse.

Outra opção tradicional é o acarajé. Rita Marley, 20, vende o bolinho de feijão por R$ 7 com camarão e R$ 5 sem. Fabíola Oliveira, 38, turista de São Paulo, curtiu o lanche. "Lá na minha cidade o sabor é diferente. Se elas colocassem uma banquinha dessa lá, ficariam ricas", brincou, enquanto abocanhava o quitute.

Uma opção curiosa para quem quiser arriscar e se deliciar é o hambúrguer egípcio. O chef Moheb Gabr explicou como é feito. "A carne é filé especial que vai no pão egípcio com salada e molho tahine, feito com gergelim", contou ele, que está no circuito desde quarta-feira. "Tem uma saída muito boa, o pessoal elogia quando come", garantiu.

Para Alessandra, do Leka Food Truck, o melhor horário para chegar é depois das 17h. "O pessoal sai do circuito e vem se alimentar aqui. Ficamos até às 6h da manhã". No local, o hambúrguer é o mais vendido. "Temos opções com carne artesanal e industrial. Vale à pena investir no hambúrguer de filé com cebola caramelizada e molho barbecue. A pedida é excelente”, sugeriu.

Funcionamento - As Vilas Gastronômicas funcionam durante todos os dias da folia (até a manhã da Quarta-feira de Cinzas) e estão disponíveis sempre a partir das 15h. De acordo com a Associação dos Food Trucks, todos os estabelecimentos aceitam dinheiro ou cartão de débito como meio de pagamento e os valores das comidas variam entre R$8 e R$20. Vale lembrar que os food trucks foram regulamentados como atividade comercial em Salvador no final do ano passado.