Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
17 Feb15:53

Foliões diagnosticados com sífilis terão início do tratamento imediato no Carnaval

Os foliões presentes no Carnaval de Salvador poderão realizar os testes rápidos para detecção dos vírus HIV, sífilis e hepatites B e C nos dois postos do Projeto Fique Sabendo instalados pela Prefeitura na Rua Dias D'Ávila, próximos ao Farol da Barra; e no Multicentro Carlos Gomes, no Circuito Osmar. Este ano, a novidade é que os usuários com testagem positiva para sífilis iniciarão o tratamento de imediato no próprio posto instalado nos circuitos da folia.

A estratégia do Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), colaborando para quebrar a cadeia de transmissão no Carnaval. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado entre os dias 25 e 28 de fevereiro, sempre das 10h às 21h, na Carlos Gomes, e das 10h às 22h, na Barra.

As unidades são integradas por equipes multidisciplinares formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos, devidamente treinados para aconselhar os pacientes, principalmente, no momento do resultado. "Montaremos as estruturas deste ano de modo que os pacientes com sífilis possam iniciar o tratamento imediatamente nos módulos do Fique Sabendo. Aos outros usuários, daremos toda orientação e encaminhamento. Com isso, o cidadão sairá da unidade já com o dia e horário marcado da consulta a ser realizada nos postos municipais de referência para tratamento das DST's, onde terão assistência integral e gratuita", pontuou o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.

No ano passado, o Sabendo realizou 6.150 testes rápidos, com 57 diagnósticos positivos para HIV, 228 reagentes para sífilis e 20 para hepatite C. Para incentivar a prática do sexo seguro no Carnaval de Salvador, a Prefeitura distribuirá cerca de dois milhões preservativos durante a festa. As camisinhas poderão ser retiradas ininterruptamente nos 10 módulos assistenciais desde a abertura do Carnaval até às 6h da Quarta-feira de Cinzas e nos dois postos do Fique Sabendo, de forma gratuita.

 

 

© 2017, Prefeitura de Salvador.