Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
24 Feb22:15

Filhas de Gandhy levam força da mulher ao Circuito Batatinha neste sábado

O branco cerimonial das Filhas de Gandhy será uma das principais atrações deste sábado (25) no Circuito Batatinha (Pelourinho). A concentração acontece na Rua Gregório de Mattos, a partir das 19h. Com 36 anos de história, o afoxé foi criado para ser o referencial feminino no estilo de desfile e postura quase litúrgicos desenvolvidos há mais de seis décadas pelo seu equivalente masculino (Filhos de Gandhy).

O que era uma tentativa de dar vez nos desfiles carnavalescos às esposas, mães e amigas dos integrantes dos Filhos de Gandhy, passou a ser mais uma arma em prol da defesa dos direitos femininos, seja na indumentária, nos vocais – sempre femininos -, ou na dança ritual. O desfile é marcado pela mensagem de luta pelo empoderamento feminino na festa de Momo, como uma forma de denunciar a violência contra a mulher na folia.

Ao todo, serão 700 associadas desfilando pelas ruas e ladeiras do Centro Histórico, embaladas por um cortejo de percussionistas – apenas mulheres. O Carnaval das Filhas de Gandhy prossegue na segunda-feira (27), no Circuito Dodô (Barra/Ondina) e na terça-feira (28), no Circuito Osmar (Centro), ambos com concentração às 15h.

Outras atrações – Além do tapete branco das Filhas de Gandhy, o sábado de Carnaval do Circuito Batatinha tem início às 17h e contará ainda com os grupos Sambetão, Bahia em Cena, Korin Efan, O Mangue, Acará, Mundo Negro, Levada do Jegue, Filhos de Jhá, Alerta Mente Negra, Impacto Sonoro, Oriobá, Laroyê Arriba, Swing do Pelô, Cha‘SC, Ginga do Negro, As Piriguetes, AfroBogum e Coretinho Elétrico.

© 2017, Prefeitura de Salvador.