Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
03 Feb19:35

Espaços culturais em Salvador estarão fechados no Carnaval

Durante o período do Carnaval, três dos principais espaços culturais de Salvador estarão fechados e voltam a reabrir após a folia. A Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai suspende as atividades no dia 24 de fevereiro e reabre as portas no dia 1º de março. Já os Espaços Carybé das Artes, no Forte São Diogo, e Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, ficam fechados entre 21 de fevereiro e 1º de março, incluindo as áreas externas conforme acordo com o Exército.

Inaugurada em novembro de 2014, a casa onde viveu os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, 33, no bairro do Rio Vermelho, já recebeu a visita de aproximadamente 53 mil visitantes até o momento. Em 2016, o museu ocupou o 1º lugar no ranking do site de viagens Trip Advisor na categoria "Museu", e o 3º lugar na lista de atrações turísticas de Salvador. Vídeos, objetos pessoais e até mesmo apresentações artísticas levam um pouco do clima da vida dos autores para o público.

A Casa do Rio Vermelho funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, incluindo feriados. A taxa de visitação custa R$20 (inteira). Grupos de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais que visitem o espaço com agendamento prévio possuem gratuidade. Já às quartas-feiras, a visitação ao memorial é gratuita para todos os públicos.

Fortes - O Espaço Carybé de Artes, localizado no Forte São Diogo, no Porto da Barra, é um centro tecnológico de referência da vida e obra do artista. Através de recursos de mídia digital e realidade virtual, são demonstrados a grandeza do artista e a importância de Carybé dentro das mais diversas técnicas e linguagens utilizadas. Um dos grandes diferenciais tecnológicos do espaço é o Óculos de Realidade Virtual, no qual as pessoas poderão explorar os ambientes virtuais e apreciar diversas exposições que já aconteceram ou que foram criadas especificamente para o projeto.

Já o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana é uma forma especial de homenagear o fotógrafo e antropólogo franco-baiano Pierre Verger e, por meio deste, toda a fotografia baiana. Com esse propósito, o Forte de Santa Maria - um dos mais conhecidos e antigos monumentos arquitetônicos da cidade –– foi transformado em um local dedicado à fotografia. Pela via tecnológica, o espaço consegue ampliar o conteúdo e viabilizar a apresentação de significativas produções realizadas no território baiano por fotógrafos baianos ou naturalizados, como Verger. Em dezembro de 2016, o local teve o acervo fotográfico incrementado para 4.114 imagens.

Ambos os espaços estão abertos de quarta à segunda, inclusive feriados, das 11h às 19h. O ingresso, com direito à visitação a ambos os Fortes, custa R$20 (inteira) e tem meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos. A visitação é gratuita às quartas-feiras.

© 2017, Prefeitura de Salvador.