Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
21 Feb19:07

É AMANHÃ: Abertura do Carnaval de Salvador terá baile inédito e fanfarras na Barra

A abertura oficial da folia momesca será nesta quarta-feira (22), a partir das 18h, na Praça Municipal, com uma apresentação inédita do cantor Bell Marques e outras 14 atrações que prometem transformar o local num grande baile para relembrar os antigos carnavais. É a primeira vez que a abertura acontece com esse formato. Às 18h, 14 grupos culturais, de estilos diversos, sairão em cortejo desde o Terreiro de Jesus em direção à Praça Municipal. No palco montado em frente ao Palácio Thomé de Souza, uma orquestra formada por 40 músicos se juntará ao cordão para dar início ao Grande Baile Municipal.

Na sequência, às 20h, o prefeito ACM Neto entrega as chaves ao Rei Momo, oficializando o início do período carnavalesco. Às 21h, a cerimônia é coroada com a apresentação do cantor Bell Marques, ex-Chiclete com Banana, que brindará o público com os grandes sucessos reunidos em mais de trinta anos de carreira.

Homenagem - O baile que dá início à festa no início da noite servirá ainda para render homenagens ao escritor, sacerdote e artista plástico Deoscóredes Maximiliano dos Santos, mais conhecido como Mestre Didi, cujo centenário se comemora em 2017.

Filho de uma das mais conhecidas ialorixás da Bahia, Mãe Senhora, do Ilê Axé Opô Afonjá, Mestre Didi foi um escritor de extensa obra literária - entre 1946 e 1989 -, dedicando-se a diversas forma de expressão artísticas, tendo na escultura sua vertente mais reconhecida. Nascido em 1917 e morto aos 95 anos, em 2013, a arte de Didi explorava elementos comuns à cultura ancestral africana, como contas, couro, e plantas.

Confira a ordem de apresentação do cortejo que marca a abertura do Carnaval 2017 em Salvador, a partir das 18h, no Terreiro de Jesus: Baianas, Olodum, Banda Didá, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Ghandy, Muzenza, Os Mutantes e Afoxé Pai Burokô e o Baile das Orquestras, comandados pelos maestros Fred Dantas, Zeca Freitas, Sérgio Benuti e Paulo Primo.

Barra - Pelas bandas da Barra, a festa também esquenta o clima de foliões no Circuito Sérgio Bezerra que, a partir das 16h, recebe o desfile de 28 bandas de percussão e sopro. Essa será a segunda apresentação das fanfarras, que teve sua primeira edição na última sexta-feira, contando com a participação da banda Habeas Copos, liderada pelo empresário que dá nome ao circuito.

“Ser ícone em relação às fanfarras, ter ficado na resistência mesmo com os grandes blocos de trios e ter conseguido criar um circuito que leva meu nome me faz muito honrado. Somos o primeiro bloco acústico do Carnaval de Salvador e conseguimos trazer essa iniciativa para a Barra”, afirma Bezerra.

Trânsito - Quem vai de caro para o Centro da cidade deve ficar atento às alterações promovidas pela Transalvador no tráfego da região. O acesso de veículos e o estacionamento nas imediações da festa serão alterados a partir das 16h da quarta-feira e 0h da quinta-feira (23). As vias interditadas são a Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Thomé de Souza (Praça Municipal), Rua da Misericórdia, Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira da Praça (trecho entre a Rua José Gonçalves e a Praça Thomé de Souza), Rua das Vassouras e Rua do Tira Chapéu.

O acesso ao Centro Histórico será pela Rua do Tijolo e Rua de São Francisco. Já os veículos oriundos da Avenida Sete de Setembrofarão o retorno à altura do Edifício Sulacap e seguirão pela Rua Carlos Gomes.

Quem quiser ir à Barra curtir as festas encontrará proibição da circulação e o estacionamento de veículos nas imediações do Circuito Sérgio Bezerra, entre 15h da quarta-feira (22) e 4h da quinta-feira (23). As vias transversais da Avenida Oceânica, trecho compreendido entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira, serão interditadas a partir das 15h. Na Avenida Sete de Setembro (entre o Porto da Barra e o Largo do Farol da Barra), no Largo do Farol da Barra e na Avenida Oceânica (do Largo do Farol da Barra à Rua José Sátiro de Oliveira), a alteração começa às 17h.

Também a partir das 17h, passam a funcionar em sentido duplo de tráfego, a Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Afonso Celso e a Rua Barão de Itapuã) e a Rua Cezar Zama (a partir da interseção com a Rua Barão de Itapuã até a Alameda Antunes). No mesmo horário, a Rua Barão de Itapuã terá o sentido de tráfego alterado.

Apenas moradores do bairro poderão trafegar – no sentido Centro / Barra /Ondina – do Porto da Barra à Avenida Princesa Izabel, seguindo pela Rua Drª Praguer Fróes, Rua César Zama, Rua Professor Lemos de Brito (Morro do Gavazza), Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier, Avenida Centenário, Rua Professor Sabino Silva, Rua Professor Oswaldo Ribeiro (via marginal à Avenida Oceânica) até a Avenida Adhemar de Barros. No sentido Ondina / Centro, os moradores seguirão pelas avenidas Oceânica, Adhemar de Barros e Anita Garibaldi.

Demais veículos oriundos da Ladeira da Barra retornarão no Porto da Barra. Os que seguem no sentido Ondina / Centro seguirão pela Avenida Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira e Avenida Centenário.

© 2017, Prefeitura de Salvador.