Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
08 Feb17:57

Cruzeiros atracam no Porto de Salvador trazendo turistas para o Carnaval

 

Hoje é o penúltimo dia de Carnaval e engana-se quem acha que a cidade não receberá mais turistas para abrilhantar a maior festa de rua do planeta. O Porto Marítimo de Salvador, localizado na Av. França, Comércio, recebeu na noite de ontem (7) 2.902 pessoas que embarcaram de Santos (SP) e vieram conhecer a maior festa popular do mundo. Nesta segunda-feira (8), serão mais 4.363 visitantes. Amanhã (9), outros 7.345 viajantes estarão na capital baiana, totalizando 16.510 passageiros trazidos pelos cruzeiros desde o início da folia (3), que deve movimentar cerca de R$1,5 bilhão na economia da cidade.

De acordo com Érico Mendonça, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), três navios pernoitarão na cidade. “Estamos tendo excelentes resultados porque a cidade hoje é outra e porque adotamos a estratégia de divulgar com antecedência a festa, como foi com o Réveillon. Assim os operadores de turismo se programaram melhor na formatação de pacotes e os turistas tiveram mais tempo para planejar a viagem", afirmou o secretário.

Outro ponto importante ressaltado pelo secretário é o novo formato da festa. “O Carnaval está muito diversificado, atraindo interesses diversos e agradando todos os gostos. Além disso, as pessoas estão vindo conhecer a nova Salvador, as novas obras inauguradas recentemente pela Prefeitura e os novos equipamentos culturais. Isso é muito bom para a cidade e para o trade turístico”.

Glicerio Lemos, presidente da seccional baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Bahia, destacou que o Carnaval um Carnaval bem planejado e executado é fundamental para o trade turístico. “Estamos trabalhando com a capacidade máxima. Todos os hotéis estão lotados, sendo 97% de ocupação entre os estabelecimentos nos circuitos da festa, e 95 % fora. O que nos deixa satisfeitos é que mesmo com a crise a festa conseguiu atrair mais turistas. Desde o Réveillon que a procura por Salvador tem sido grande. Outro ponto positivo é que a cidade está melhor, mais bonita, organizada. Esse é um ponto essencial para nós”.

Visitantes - Sidnei Falcão, servidor público e morador de Manaus (AM), já esteve na capital baiana, mas curte o Carnaval pela primeira vez vindo de navio. “Uma festa muito organizada", frisou. Já a estudante Ianca Lira, também de Manaus, aproveitou a oportunidade e veio conhecer a melhor festa de rua. “Assistia pela TV e tinha vontade de participar. Tudo muito lindo e organizado, tanto a festa quanto o serviço do cruzeiro, pena que ficarei por tão pouco tempo”. Os dois estão a bordo do navio MSC Armonia, que deixa a capital e segue viagem no início da noite desta segunda-feira.

Até Quarta-feira de Cinzar, 20.873 pessoas terão desembarcado no Porto de Salvador. Os navios que tiveram como origem de várias cidades do Brasil, a exemplo de Maceió, Santos e Rio de Janeiro, passam pela capital baiana no período da festa momesma.

© 2017, Prefeitura de Salvador.