Começa hoje (06) programação do Carnaval nos Bairros

Moradores de dez localidades curtirão cerca de 150 atrações de peso com infraestrutura especial montada pela Prefeitura

Com mais de 150 atrações, os dez palcos montados pela Prefeitura para quem pretende curtir a folia mais perto de casa vão oferecer toda a estrutura necessária para garantir conforto e segurança aos cidadãos. Este ano a festa acontece na Liberdade, Cajazeiras, Periperi, Plataforma e Boca do Rio a partir deste sábado (6), seguindo ininterruptamente até a terça-feira (9). Em Itapuã, as atrações poderão ser conferidas de hoje (6) até segunda-feira (8), enquanto Pau da Lima entra no clima dos festejos momescos na segunda (8) e na terça-feira (9). No Centro, a festa está garantida no Palco Multicultural, no Terreiro de Jesus, e Terreiro do Samba, na Praça da Cruz Caída.

Também nos mesmos dias, o Nordeste de Amaralina recebe a folia no estreante Circuito Mestre Bimba, consolidando assim a festa realizada há vários anos pelos moradores. Pagode, axé e arroxa, além de três blocos infantis vão agitar o Carnaval no local levando animação e a mistura de ritmos tradicional da maior festa popular do planeta. “Essa foi uma conquista nossa com o apoio da Prefeitura. Agora temos infraestrutura e mais organização. Este é o primeiro ano como circuito e acreditamos que em 2017 estejamos ainda melhor”, destacou o presidente da Associação dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina, Candinho.

Para que não falte diversidade de ritmos, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) montou uma programação que conta ainda com palcos temáticos, onde o folião poderá ouvir desde rock, samba, forró e arrocha até estilos comumente tocados em festas de ambientes fechados, como o soul e música eletrônica. Dentre os nomes que estarão na programação dos bairros estão Carla Perez, Márcia Castro, Igor Kannário, Larissa Luz, Cheiro de Amor, Chiclete com Banana, Carla Visi, BaianaSystem e Paulinho Boca de Cantor.

Além dos palcos, haverá arquibancadas gratuitas para aproximadamente 200 pessoas em Cajazeiras e Periperi. Para garantir a folia da criançada, na abertura da programação do dia haverá atrações infantis, exceto nos palcos do Centro. Duas bandas folclóricas, Canela Fina e Casa de Brinquedo, acompanharão os desfiles das crianças, tocando as tradicionais marchinhas populares, em um total de sete apresentações. Gincana, mágico, palhaço, jogos infantis, oficinas de música, teatro e fantoche. As atrações começam às 16h e vão até às 18h.

Morador de Cajazeiras VIII, o estudante Ricardo Oliveira, disse estar bastante animado com a iniciativa. “Não vou precisar ir para muito longe para ter uma festa boa. Vou para a Avenida alguns dias, mas poder aproveitar aqui no bairro mesmo não tem preço, principalmente porque aqui o deslocamento é complicado por causa da distância”. A programação completa da festa nos bairros pode ser acessada em www.curtacarnaval.com.br

Serviços – Para a realização da folia descentralizada, a Prefeitura também montou um esquema de serviços no sentido de dar mais conforto aos foliões. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) ampliará os serviços de coleta e varrição nessas localidades, antes e depois das apresentações. Além disso, 200 banheiros químicos serão ofertados nas localidades. Na área de iluminação, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) distribuiu 116 projetores de 400 watts e mais oito de 1.000 watts em frente aos palcos e no entorno da festa.

Ainda de acordo com a Semop, 2.016 ambulantes estão devidamente licenciados para atuar na folia dos bairros. Todos eles receberam um kit de Carnaval contendo isopor, carrinhos, tabuleiros e barracas padronizadas. Para a fiscalização, 30 agentes estarão a postos garantindo o ordenamento da festa.

Transporte e Trânsito - De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), fiscais do órgão estarão a postos nestes bairros para fiscalizar a rotina do transporte público e orientar a população acerca dos horários e distribuição das linhas naquela localidade. O Carnaval dos Bairros também terá atenção especial da Transalvador.

Por conta disso, um esquema de trânsito foi montado pela autarquia desde quarta-feira (3) no Nordeste de Amaralina. Em Itapuã, Liberdade, Periperi, Cajazeiras, Plataforma, Boca do Rio, Jardim de Alah e Pau da Lima, as alterações de circulação e estacionamento ocorrem a partir de sábado (6), e envolvem proibição de estacionamento e interdição de vias para garantir a tranquilidade do tráfego nestes locais.

A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) vai realizar ações preventivas e corretivas, elas operações Tapa-Buraco, limpeza de caixas de esgoto e de canais de escoamento de águas pluviais, além da poda de árvores. As intervenções serão realizadas até o fim da festa, como parte da rotina do órgão.

Para certificar a segurança de artistas e foliões durante a folia descentralizada, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) conta com uma equipe de 100 profissionais, entre engenheiros, arquitetos, técnicos e motoristas, realizando fiscalização e varredura em todos os circuitos da festa, inclusive nos bairros, trabalhando em plantão 24 horas.