Cerca de 150 trios ainda passarão pela Central de Vistorias do Carnaval

Cerca de 150 trios que desfilarão no Carnaval ainda passarão pela Central de Vistorias montada no Parque de Exposições. O serviço será realizado até o próximo dia 24, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com análises de trios elétricos, minitrios e carros de apoio. Desde que foi iniciada, na última segunda-feira (13), 27 veículos já foram inspecionados, com verificação de itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico.

Só serão liberados para o desfile os trios que passarem pela central de vistoria. Além dos itens de segurança, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. “Esse processo é essencial para garantir a inspeção adequada de diversos critérios ligados a saúde e segurança. Diversos órgãos municipais e estaduais se reúnem para isso, formando uma força conjunta. São procedimentos como esse que tornam essa festa tão profissional e organizada”, disse o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Para licenciar um trio ou carro de apoio, o proprietário precisa passar pelo crivo de quatro órgãos técnicos: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Participam também do processo as secretarias municipais de Ordem Pública (Semop), Fazenda (Sefaz) e Saúde (SMS). O valor pago depende da quantidade de foliões no bloco e da estrutura que a entidade levará para a avenida.