Carnaval contará com mais de 2,4 mil sanitários químicos

Festa deverá consumir mais 24 mil litros de detergente na limpeza dos circuitos

A folia vai começar oficialmente e logo mais milhares de pessoas irão curtir a rua. A atuação do bloco da limpeza, comandado pela Limpurb, contará com 3.161 colaboradores espalhados pelos circuitos oficiais, bairros e ilhas. Além disso, 190 veículos, dentre eles carretas-pipa, caçambas, caminhões-pipa, ônibus, caminhões e caminhões-baú auxiliarão no processo de limpeza e coleta de resíduos para que tudo fique limpinho diariamente.

Não tem desculpa para sujar a rua, palco principal do evento. Para a festa, o órgão disponibilizará 2.441 sanitários químicos e 468 posições em sanitários climatizados, 804 masculinos, 1.504 femininos e 96 infantis, distribuídos em 118 pontos na cidade. No circuito Batatinha serão 173 sanitários e mais 50 no acesso. No circuito Osmar, outros 621 sanitários estarão à disposição da população e mais 344 nas vias de acesso. Já no circuito Dodô, o número é de 281 e 589 nas proximidades. Por fim, o circuito Riachão, no Garcia, receberá 67 e os bairros 240.

Mais três pontos serão disponibilizados em outros locais: região do Iguatemi, estacionamento de trios e Transalvador, além de 19 módulos para pessoas com deficiência, sendo três no Batatinha com três sanitários, três no Osmar com nove e quatro no Dodô com sete.

Coleta – Este ano haverá um aumento significativo de agentes trabalhando nos circuitos em relação a 2015. A estimativa é que sejam coletados, aproximadamente, 1.800 toneladas de resíduos. Este serviço contará com a parceria de 13 cooperativas e uma associação de catadores. No total, serão 260 cooperadores e três mil catadores de latinhas parceiros. Serão nove turmas trabalhando, 862 agentes de limpeza, 642 de varrição, 156 de coleta e 64 de lavagem de vias e logradouros.

Para a lavagem das vias estima-se um consumo de 8 mil metros cúbicos de água e 24 mil litros de detergente aromatizado. Além disso, 15 mil sacos plásticos deverão ser utilizados, bem como 7,3 mil fardos de papel higiênico.