Blocos “sujões” serão impedidos de desfilar no Carnaval

Os blocos de Carnaval que não retirarem os anúncios colocados em muros e viadutos em Salvador serão impedidos de desfilar no Carnaval deste ano. A medida faz parte do trabalho de intensificação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para evitar a poluição visual da cidade.

Desde o início deste ano, o órgão já notificou três produtoras de eventos para remover os anúncios que sujavam a cidade, sob pena do cancelamento do evento. A mesma regra vale para as empresas responsáveis pelos blocos carnavalescos.

O secretário da Sedur, Guilherme Bellintani, destaca a necessidade de medidas mais rigorosas para combater o problema. "Toda e qualquer empresa que sujar a cidade, colocando cartazes em locais proibidos por lei ou sem autorização da Sedur terá que fazer a limpeza".

A ação está respaldada no Decreto n.º 12.642/2000, que dispõe sobre a proibição de exibição de peças publicitárias sem a devida licença da Sedur, além da colocação de anúncio em locais públicos como viadutos, postes e árvores, dentre outros. Para solicitar a licença de publicidade, é necessário que os interessados retirem a autorização na sede da Sedur, na Avenida António Carlos Magalhães, no Edifício Empresarial Thomé de Souza, 18º andar.