Bloco dos Ambulantes anima circuito Osmar pelo segundo ano consecutivo

Iniciativa reúne cerca de 1 mil integrantes e tem como intuito reconhecer a importância do trabalho da categoria

Pelo segundo ano consecutivo no Carnaval de Salvador, o Bloco dos Ambulantes desfila sua alegria pela avenida, em plena sexta-feira (5). Abrindo o desfile do Circuito Osmar (Centro), a iniciativa pioneira é fruto de? uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), e da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes da Cidade de Salvador (Assidvam).

A ideia é promover o entretenimento e mostrar a importância daqueles que ajudam a fomentar a maior festa de rua do planeta. No Carnaval de 2015, o bloco contou com a presença de 600 foliões e, segundo o presidente da Assidvam, Valmir Sales, este ano a iniciativa reúne cerca de mil foliões, sem cordas, ao som do arrocha romântico de Sinho Ferrari.

“O Bloco dos Ambulantes é um ponto muito positivo. Vimos que foi muito boa a experiência no ano passado e acredito que a iniciativa veio para ficar. Os ambulantes, que tanto fazem parte da rotina da cidade, estão se sentindo valorizados”, afirmou Sales.

A secretária da Semop, Rosemma Maluf, destacou que outras ações estão sendo realizadas pela Prefeitura em parceria com os comerciantes informais. “Além dos espaços de diálogo, onde discutimos melhorias para a categoria, também estão sendo realizadas intervenções nas principais áreas de comércio ambulante, como a Avenida Sete de Setembro, o Camelódromo da Baixa do Sapateiros e a construção de novos mercados municipais. Todas as ações são sempre discutidas e definidas junto com os representantes da categoria e estamos tendo sucesso no ordenamento do comércio informal da cidade, dando mais dignidade a estes trabalhadores”.

Integrante do bloco, Iraci Santos, de 52 anos e há cinco atuando como vendedora ambulante na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), era uma das mais animadas.  “O bloco e as demais conquistas para a categoria representam o reconhecimento do trabalho desempenhado pelos ambulantes na capital baiana”, pontuou.