Ação preventiva realiza limpeza em cerca de cinco mil árvores no Carnaval

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman), já garantiu a limpeza preventiva, por meio de poda, de pelo menos cinco mil árvores nos circuitos do Carnaval e em bairros localizados no entorno da festa. De acordo com o titular da Seman, Marcílio Bastos, a intervenção é necessária para garantir o bem-estar das milhares de pessoas que circulam diariamente pelas ruas da capital baiana durante os festejos de Momo.

"Este trabalho é necessário para prevenir acidentes e, em muitos casos, colaborar com a iluminação pública, visto que muitos postes na cidade competem pelo espaço com as árvores. Vale ressaltar que estamos realizando os serviços de manutenção tanto nos circuitos principais da festa, como nos bairros onde a folia ocorre de forma descentralizada", explicou.

Segundo o secretário, além dos serviços de rotina, os agentes da Seman reforçam o trabalho em regiões de acesso à folia. Neste sábado (6), por exemplo, os profissionais atuam na Praça Almeida Couto, no bairro de Nazaré, no Engenho Velho de Brotas, e em toda a extensão da Rua Aristides Fraga Lima, na Pituba. Além disso, equipes do órgão realizam uma ação específica no entorno da Lapa, onde estão localizadas as paradas provisórias de ônibus, realocadas por conta da requalificação da estação de transbordo.

No total, a Seman conta com nove veículos percorrendo as ruas da capital, com um efetivo de 48 colaboradores, entre biólogos, agrônomos e técnicos agrícolas. Além disso, os agentes de manutenção trabalham em esquema de plantão 24 horas para atender qualquer ocorrência por meio do Fala Salvador, no telefone 156.