Prefeitura de Salvador
PROGRAMAÇÃO
patrocinador
oficial
17 Nov11:55

“Cidade da Música” é o tema do Carnaval de Salvador

Prefeito lança em São Paulo o calendário de eventos para atrair ainda mais turistas e ampliar o período de permanência na cidade

Em um clima de muita descontração, com a presença de alguns dos mais importantes artistas da Bahia, o prefeito ACM Neto anunciou na noite desta quinta-feira (17), em São Paulo, que o tema do Carnaval de Salvador do ano que vem será “Cidade da Música”, em homenagem ao título recebido pela primeira capital do país da Unesco. Durante sua exposição para integrantes do trade turístico de todo o país, Neto afirmou que a estratégia de divulgar o calendário do verão em São Paulo tem como objetivo alavancar o turismo em Salvador e acrescentou que a cidade está preparada para receber os visitantes do Brasil e do mundo.

De acordo com o prefeito, a crise econômica que o Brasil atravessa pode ajudar Salvador. “Está mais caro ir para o exterior e Salvador se tornou, desde 2013, uma cidade mais atraente e mais bem preparada para receber os visitantes”. O prefeito disse, ainda, que espera um crescimento de 15% no fluxo turístico em relação ao ano passado. No verão, a Prefeitura projeta que Salvador deve receber cerca de 2,1 milhões de pessoas.

Sobre o Carnaval, ACM Neto confirmou que a tendência é a ampliação da festa sem cordas e destacou que o modelo de financiamento da folia é uma referência para o país. O presidente da Saltur, Isaac Edington, ressaltou que a grade completa do Réveillon, outro grande evento organizado pela Prefeitura, será divulgada nos próximos dias e que a festa entrou definitivamente para o calendário da Praça Cairu. “O Réveillon se tornou um produto da cidade para o turismo com atrações de ponta”, afirmou.

Antes do início da festa que contou com artistas baianos, ACM Neto disse que o Carnaval de Salvador está muito mais seguro e que a Prefeitura tem ajudado o Estado no combate à violência.

Calendário - Na capital baiana, essa agenda de festas começa antes mesmo do início oficial do Verão, já no dia 4 de dezembro, na comemoração de Santa Bárbara. Logo depois, a cidade ferve com o maior evento de fim de ano do país – o Réveillon de Salvador –, com os ensaios dos blocos, bandas e artistas, passando ainda pela Lavagem de Itapuã, festa de Yemanjá e chegando, finalmente, ao Carnaval. Mais uma vez o Réveillon, que em 2015 também foi apresentado em São Paulo, acontece na Praça Cairu, no Comércio.

Para mostrar a magnitude e efervescência do calendário de Verão da capital baiana, que tem o apoio de marcas como a Skol e a Air Europa, a Prefeitura reuniu nesta noite, em São Paulo, artistas da música baiana, executivos do trade turístico nacional e de grandes marcas, celebridades, empresários do setor de entretenimento, influenciadores e imprensa de todo o país. Isso tudo acompanhando de um grande show de Daniela Mercury e Saulo Fernandes, além de convidados. A direção artística é de Elísio Lopes. O mestre de cerimônia foi o ator Érico Brás.

Identidade olfativa – Durante o evento em São Paulo, aconteceu também o lançamento da identidade olfativa da cidade. Sabendo da forte relação entre olfato e memória, a Prefeitura resolveu tocar ainda mais o emocional das pessoas que visitam e moram na cidade. A Avatim foi convidada para desenvolver uma fragrância exclusiva que vai se tornar a identidade olfativa da cidade, o “Xêro – Sinta Salvador”, representando a essência e a identidade do soteropolitano, sua cultura, cores, sabores e pluralidade.

Trata-se de um aroma com notas cítricas e amadeiradas e um leve toque de flores brancas. A fragrância será espalhada por hotéis, aeroportos, aviões, eventos, espaços públicos entre outros locais, para fazer com que esse cheiro se torne parte da cidade e seja levado na bagagem sensitiva de todos que passem pela capital baiana, eternizando os bons momentos na memória de quem vive e de quem visita Salvador. A Avatim, empresa baiana com fábrica em Ilhéus, é a responsável pelos cheiros únicos do Hotel Copacabana Palace, no Rio, grife Ellus do Brasil e Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Visitantes - Proprietários de bares, pousadas, restaurantes e hotéis localizados nas áreas de maior concentração turística de Salvador já se preparam para recepcionar os mais de 2 milhões de visitantes que irão desembarcar na capital baiana entre os meses de dezembro de 2016 e março de 2017. A expectativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), reforçando a previsão do setor, que espera um aumento de até 15% no número total de ocupação hoteleira no período. Em 2015, os estabelecimentos da capital registraram uma taxa de 85% nos períodos de pico: Réveillon e Carnaval.

O presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), Luiz Augusto Leão Costa, afirma que o trade turístico está otimista, “principalmente por conta da antecipação da programação feita pela Prefeitura de Salvador, o que propiciou ao setor mais tempo para elaborar e colocar em prática um planejamento”. “A ocupação em hotéis, bares e restaurante deve ser maior que no ano passado. Para isso, é preciso mostrar, nos principais polos geradores dos potenciais visitantes, que Salvador é uma nova cidade, que mudou de cara e está preparada para receber cada vez melhor o turista”.

Pelo menos 150 mil turistas devem chegar apenas durante a temporada de cruzeiros, que começou no mês de outubro. Serão, até o final do verão, 20 navios desembarcando na primeira capital do Brasil. Por conta disso, a Prefeitura prepara um esquema especial para receber os visitantes, envolvendo atrações culturais, distribuição de informativos e toda a assistência necessária para atender bem quem chega.

Calendário oficial

* 04 de dezembro – Festa de Santa Bárbara

Festa típica popular: A Santa é reconhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades, conhecida pelos seguidores do Candomblé como Iansã. Devotos se unem e rendem homenagens. Nas praças e mercados do Centro Histórico é servido o tradicional Caruru. Local: Largo do Pelourinho

* 04 de dezembro - Ensaio Bloco Afro Malê Debalê

O bloco conta com cerca de quatro mil integrantes e foi fundado por um grupo de moradores de Itapuã. Local: Sede do bloco, Abaeté

* 08 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição da Praia

Festa típica popular: Em homenagem a padroeira da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil. Padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andor acompanhando trio elétrico ao som do coral da Basílica. Local: Bairro do Comércio

* 10 de dezembro – Pré-Enxaguada

Com Carlinhos Brown e Convidados. Baseado no sucesso do evento Enxaguada du Bonfim, essa será uma versão que vai anteceder os festejos oficiais. Neste evento, Carlinhos Brown vai priorizar o samba, convidando atrações nacionais. Local: Museu du Ritmo

* 10 e 11 de dezembro - Festival de Verão Salvador

Um dos maiores festivais de música do país. Une todos os ritmos nacionais e mistura todas as tribos. No sábado (10), a linha musical do evento será Pop, Rock e Reggae. Já no domingo (11), o público curtirá o Axé Music e o Sertanejo. Local: Arena Fonte Nova

* 11 de dezembro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê

Local: Sede do bloco, em Itapuã

* 13 de dezembro – Festa de Santa Luzia

Festa típica popular: Seu nome significa portadora da luz ou aquela que serve a luz. As homenagens acontecem na igreja que leva o nome da santa, os fiéis formam longas filas para molharem os olhos com a água milagrosa de Santa Luzia. Local: Pilar, no Comércio.

* 16 de dezembro – Ensaio Léo Santana

Com Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes, em Piatã.

* 18 de dezembro - Concurso Rei e Rainha do Malezinho

Promovido pelo Bloco Malê Debalê na sede do bloco, em Itapuã.

* 25 de dezembro – Vamos Ver o Pôr do Sol (Ensaio da banda Jammil)

Com um formato acústico, o projeto leva cultura e música para áreas públicas de Salvador. Evento gratuito. Artista: Banda Jammil. Local: Ponta do Humaitá.

* 28 a 31 de dezembro – Réveillon de Salvador

Conhecida como a maior festa de fim de ano do país, O Réveillon de Salvador tem 25 atrações gratuitas. Local: Praça Caramuru, Comércio.

* 1° de janeiro – Festa Pôr do Som

Parte do Réveillon de Salvador, o projeto da rainha Daniela Mercury leva o melhor da música para o público durante o pôr do sol em frente à Baía de Todos os Santos. Artista: Daniela Mercury e convidados. Local: Praça Caramuru, Comércio.

* 31 de dezembro e 1° de janeiro – Bom Jesus dos Navegantes

Festa típica popular: O evento inclui duas procissões marítimas, contando conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos. Local – Cidade Baixa.

* 04 de janeiro – Ensaio Léo Santana

Com Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.

* 05 de janeiro – Ensaio do Psirico

Com Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.

* 06 de janeiro – Festa de Reis

Festa típica popular: Comemorado na Europa, foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses que mantiveram a tradição com festejos e trocas de presentes na véspera do Dia de Reis. Ainda hoje, essas tradições sobrevivem guardando algumas de suas características. Local: Largo da Lapinha.

* 08 de janeiro – Vamos Ver o Pôr do Sol (Ensaio da banda Jammil)

Artista: Banda Jammil. Local: Ponta do Humaitá.

* 08 de janeiro - Sarau du Brown

O evento idealizado por Carlinhos Brown traz para a mesma festa diversas formas de expressões artísticas como música, poesia, teatro, artes plásticas e moda.  Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.

08 de janeiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017

Na sede do bloco, em Itapuã.

* 09 de janeiro – A Melhor Segunda-feira do Mundo

Ensaio do Harmonia do Samba. Acontece com cerca de um mês antes do Carnaval e arrasta multidões em plena segunda-feira. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.

* 11 de janeiro – Ensaio Léo Santana

Artista: Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.

* 12 de janeiro – Bonfim de Tarde

Festa realizada no mesmo dia da tradicional Lavagem do Bonfim. Artista: banda Oito7nove4. Local: Terminal Marítimo.

* 12 de janeiro – Lavagem do Bonfim

Festa típica popular: Comemorado na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. Local: Comércio até o Bonfim.

* 12 de janeiro – Ensaio do Psirico

Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.

12 de janeiro – Enxaguada do Bonfim

Desde 2008, Carlinhos Brown realiza mais um de seus projetos integrando as comemorações da Lavagem das Escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim. Neste evento, Carlinhos Brown saúda o Senhor do Bonfim, Oxalá no sincretismo religioso, sempre trazendo um repertório diferenciado e referências do Samba de Roda e Samba da Bahia. Local: Museu du Ritmo.

* 16 de janeiro – Segunda-feira Gorda

Festa típica popular: É realizada na segunda-feira após a Lavagem do Bonfim dando continuidade ao ciclo de festas populares. Local: Ribeira.

* 18 de janeiro – Ensaio Léo Santana

Artista: Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.

* 19 de janeiro – Ensaio do Psirico

Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.

* 21 de janeiro – Festeja Verão

Grandes nomes da música sertaneja. Local: A definir

* 22 de janeiro - Sarau du Brown

Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.

* 22 de janeiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017

Sede do bloco, em Itapuã.

* 23 de janeiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo

Ensaio do Harmonia do Samba. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.

* 25 de janeiro – Ensaio Léo Santana

Artista: Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.

* 26 de janeiro – Ensaio do Psirico

Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.

* 28 de janeiro - Sarau Kids Encontros de Verão com Paxuá e Paramim

Artistas: Carlinhos Brown, Banda Dó Ré Mi Lá e convidados. Local: A definir.

* 29 de janeiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017

Sede do bloco, em Itapuã.

* 29 de janeiro – São Lázaro

Festa típica popular: Nesta manifestação de origem católica portuguesa é realizada uma missa, tríduo e procissão pelas ruas do bairro em louvor ao santo. É forte a participação do candomblé. Local: Federação.

* 29 de janeiro – Ensaio Oito7Nove4

Local: Alto do Andu.

* 30 e janeiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo

Ensaio do Harmonia do Samba. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.

* 02 de fevereiro – Festa de Yemanjá

Desde a madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios, que ficam na Casa do Peso no bairro do Rio Vermelho. No fim da tarde, um cortejo com muitas embarcações leva para alto-mar os balaios, carregados de presentes, pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, e até joias. Local: Rio Vermelho.

* 02 de fevereiro – Ensaio do Psirico

Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.

* 04 de fevereiro – Vamos Ver o Pôr do Sol (Ensaio da Banda Jammil)

Artista: Banda Jammil. Local: Ponta do Humaitá.

* 04 e 05 de fevereiro - Holiday Festival

Diversos artistas consagrados. Local: Parque de Exposição.

* 05 de fevereiro – Lavagem de Itapuã

Festa típica popular: A lavagem é feita por baianas vestidas a caráter que levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro que lavam a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. A tarde é a vez dos blocos de chão fazerem a festa. Local: Itapuã.

* 05 de fevereiro - Concurso Negro e Negra do Malê Debalê

Sede do bloco, em Itapuã.

* 05 de fevereiro - Sarau du Brown

Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.

* 06 de fevereiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo

Ensaio do Harmonia do Samba. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.

* 09 de fevereiro – Ensaio do Psirico

Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.

* 12 de fevereiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017

Sede do bloco, em Itapuã.

* 12 de fevereiro – Ensaio Oito7Nove4

Local: Alto do Andu.

* 16 de fevereiro – Ensaio do Psirico

Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.

* 13 de fevereiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo

Ensaio do Harmonia do Samba. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.

* 19 de fevereiro - Sarau du Brown

Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.

* 19 de fevereiro – Ensaio Geral do Malê Debalê

Local: Sede do bloco, em Itapuã

* 23 de fevereiro – Ensaio do Psirico

Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.

* Ensaios do Cortejo Afro

Toda segunda-feira – (28 de janeiro até o Carnaval). A previsão do bloco é de que sejam realizados 10 ensaios até o Carnaval. Local: Praça das Artes, Pelourinho

* Ensaios banda Afrodisíaco

Toda sexta-feira, de 28 de outubro até o Carnaval. Local: Praça Tereza Batista, Pelourinho.

* Ensaios do É o Tchan

Sempre aos domingos (23 de outubro até o Carnaval). Local: Clube Espanhol, em Ondina.

* Ensaios do Band’Aiyê

Sempre aos sábados, a Band´Aiyê é a anfitriã de bandas convidadas, que passam pelo palco da Senzala do Barro Preto para celebrar a música de raiz africana e dar continuidade ao processo de conscientização da comunidade negra. Todas as quintas-feiras (17 de dezembro até Carnaval). Local: Praça Tereza Batista, Pelourinho

Ensaios da Timbalada

Dois ensaios em dezembro e dois em janeiro. Local e data a definir.

* Pré-Carnaval de Salvador

18 de fevereiro – Fuzuê

O primeiro dia de pré-Carnaval acontece no final de semana antes da folia momesca e conta com desfiles de bandas de sopro, percussão e batucada. Todas bandas de chão que arrastam famílias inteiras lembrando o melhor dos antigos carnavais.

19 de fevereiro – Furdunço

O segundo dia de pré-Carnaval já conta com bandas e grupos artísticos, além de equipamentos eletrônicos como os micros trios.

Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra).

* Carnaval de Salvador

23 a 28 de fevereiro

A maior festa de rua do planeta une todos ritmos e todas as tribos em uma alegria contagiante e ininterrupta. Com música em todos os cantos da cidade, com destaques aos blocos, camarotes, trios independentes e cortejos realizados nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha.

Observação: Alguns artistas, blocos e camarotes ainda organizam seus ensaios de pré-carnaval.

© 2017, Prefeitura de Salvador.